Quais as vantagens e desvantagens do Home Office para o trabalhador e para as empresas?

Transcrição

Evanir:

“- Quais as vantagens e desvantagens do Home Office para o trabalhador?”

Dr Diego Paim:

“-Evanir, essa é uma matéria inclusive esse semestre eu ministrei uma disciplina, sou professor na pós-graduação da FMP e eu ministrei justamente uma disciplina sobre o Home Office na era digital. E lá eu fiz um rol exemplificativo de algumas vantagens e desvantagens para o tele trabalhador.

Então o que que nós temos de vantagens. Principalmente o trabalhador, ele fica menos exposto acidentes de trânsito de trajeto né, na ida e volta do trabalho, fica menos exposto também a acidentes de trabalho propriamente dito, porque obviamente estando em casa ele está menos exposto né, não vai correr o risco de algum equipamento da empresa, enfim. Ele tem uma otimização na sua produtividade e aqui eu boto um asterisco porque isso depende de uma organização, de uma disciplina né, mas ele tem essa otimização, essa possibilidade de flexibilizar os horários, de otimizar. Tem uma maior qualidade de vida, ele pode interagir mais com a sua família, ele não perde aquele tempo de deslocamento então, esse tempo que ele iria para a empresa né, e volta para casa ele ganha com o tempo para usar, para ir para academia, para fazer alguma atividade lúdica, enfim que ele bem entenda. Outra vantagem quem tem

necessidade especial, quem tem alguma deficiência física, por exemplo, o mercado de trabalho em Home Office é mais fácil para essas pessoas né. Então o Home Office também traz uma inclusão social neste sentido. Nós temos também uma redução dos riscos de contágio, vimos claramente na pandemia. O pessoal ficou em casa justamente para não ficar tão exposto ao contágio por gotículas né, contágio por vias respiratórias entre outras.”

Evanir:

“ – E desvantagens que que temos?”

Dr. Diego Paim:

” – Desvantagens. Primeiramente o que que a gente pode citar. A solidão do Home Office quando trabalhador ele fica isolado da empresa, participa de poucas reuniões e reuniões virtuais. Então temos que atentar primeiramente para isso. A saúde psíquica do tele trabalhador, do trabalhador em Home Office, justamente pelo fator solidão. A empresa tem que atentar, não deixar aquele empregado que está trabalhando de casa, isolado. Porque o trabalho remoto não necessariamente é um trabalho isolado. Então temos que dar isso. Outra questão importante, questões ergonômicas. Porque a cadeira que nós temos em casa, normalmente não é aquela cadeira ideal para passar o dia inteiro trabalhando. A altura da mesa também normalmente não é ideal, digo por um exemplo prático meu. Quando eu fui, na pandemia, para dentro da minha casa trabalhar, eu vi que é minha mesa não era tão confortável quanto ao escritório. E isso começou me gerar dor na coluna.

Outras desvantagens, por exemplo. A perda de privacidade quando a gente faz uma reunião em casa, os fundos ali, a gente não sabe se o marido ou a esposa não vão passar, os filhos, às vezes né, então ocorre uma perda de privacidade. Temos que cuidar também o excesso de jornada. Muitas vezes trabalhando em casa a gente acaba trabalhando mais até do que na empresa, e essas são as principais desvantagens que a gente tem que analisar também o caso a caso né Ivanir.”

Amanda:

“Então Doutor, quais seriam então as contrapartidas né, para as empresas? Quais seriam os prós e os contras?”

Dr. Diego Paim:

“- Amanda, ótima pergunta. Eu até tava conversando antes do programa aqui com Evanir. Desvantagem para empresa eu enxergo basicamente duas tá. Uma, se o empregado em Home Office ele for improdutivo né, ele acabar não produzindo da forma desejada para empresa, vai causar um prejuízo para aquela empresa né, na produtividade daquele empregado. E o outro fator muito importante de desvantagem, é o empregador não estar olhando de perto os seus empregados e deixar esse distanciamento prejudicar o funcionamento da empresa. Porque a empresa, o empregador tem que estar, digamos assim metaforicamente falando, com os olhos perto do empregado. Para que? Para orientar né, para estimular ele, incentivar, para fiscalizar, se ele tá cumprindo regra de segurança, entre outras questões. Então o distanciamento pode vir a ser prejudicial, assim como a improdutividade.

E como vantagem, eu repito alguns itens que eu falei para o trabalhador. Para empresa também. É vantagem diminuir o risco de acidentes de trabalho, de acidentes com trânsito, a empresa tem uma redução dos seus custos operacionais no presencial né. Quando empregado não mais está na sede da empresa, a empresa economiza com luz, com água, com internet, com computador, com espaço físico. Então essas são algumas vantagens que a gente cita para a empresa.”

Evanir:

“- Eu cito mais uma que seria a manutenção da equipe de trabalho. Visível, sou um exemplo disso, de que a pessoa que está em Home Office ela tende a se adaptar melhor a empresa e ao seu trabalho. Claro tudo depende aí de um conjunto de fatores. Mas a troca de pessoas, o turnover, há uma redução inquestionável.”

Dr. Diego Paim:

“- Com certeza Evanir, e também um aspecto para o trabalhador. Ele estando longe, tem o risco dele não ter um suporte imediato do seu gerente, da sua chefia e de alguns colegas e também quem não é visto não é lembrado. Então dificulta também algumas promoções né, mas aí a gente tem que analisar o caso a caso.”

Dias e Paim Advogados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Fale conosco