Evanir:
“- E quais são os erros mais comuns do teletrabalho?”
Dr. Diego Paim:
“- Evanir, basicamente o principal erro aí eu vou ter que repetir. É a empresa deixar o trabalhador muito distante do ambiente corporativo. Porque eu repito, mesmo estando em Home Office, não necessariamente a empresa está distante daquele trabalhador. O ideal é que se mantenha um contato habitual com aquele empregado, para que ele não se sinta sozinho, operando sozinho. Para que ele tenha um suporte, para que ele tenha contato com os outros colegas, porque isso é saudável né. Isso faz parte da saúde mental também do trabalhador. O outro fator principal erro é que as empresas não formalizam Evanir. Elas não contratam lá consultoria da Fortus, por exemplo. Para saber como formalizar um contrato de trabalho Home Office, que por lei, ele tem que ser escrito. Então esses são os principais erros que nós vemos no dia a dia com relação a formalidade do Home Office.”
Amanda:
“- E quais seriam as principais regras então para o trabalho de home office?”
Dr. Diego Paim:
“- Amanda. A principal regra é a que eu acabei de falar. O contrato de trabalho
na modalidade Home Office, obrigatoriamente ele tem que ser escrito. Então, as empresas têm que atentar para essa regra básica. Contratou alguém novo
para uma vaga Home Office, coloca essa especificação no contrato de trabalho, coloca ali quem que vai fornecer os equipamentos, se é a empresa, ou se é o empregado e depois a empresa vai reembolsar. Quem vai ser responsável por manter esses equipamentos, questões de saúde do trabalho né. Tem que formalizar tudo por escrito. E para o trabalhador, as regras seguem basicamente as regras do trabalho presencial. O tele trabalhador tem as mesmas regras, mesmo os direitos e deveres de um trabalhador comum presencialmente na empresa.”
Dias e Paim Advogados