PAPO CERTO convidou para uma conversa o Dr. Paulo Dias, Advogado especialista em Direito Trabalhista.
As perguntas foram mantidas no formato e com a mesma grafia que foram feitas pelos telespectadores. As perguntas foram mantidas no formato e com a mesma grafia que foram feitas pelos telespectadores.
Apresentadora:
– Doutor, quais são os tipos de assédio moral no trabalho?
Dr. Paulo Dias:
– Os tipos de assédio moral, entendendo que assédio moral são essas condutas em forma de perseguição, essa percepção ela pode se dar de diferentes esferas.
Nós falamos que existe o assédio moral vertical, que é normalmente que é o mais comum, ou seja, o chefe ele acaba perseguindo o seu subordinado, seja através de metas que esse trabalhador não consegue atingir. Então ele cobra para aquela pessoa de uma forma com que, por mais que ela tente fazer, ela não consegue atingir os objetivos da empresa, consegue humilhar, manda escrito, muitas vezes existem situações de assédio moral muito complexas em que as piadinhas e as palavras denegrindo a imagem elas vão até para as redes sociais, em que se chama de Cyber bullying.
Então existe o assédio moral vertical descendente que é o patrão ou chefe sobre o seu subordinado. Existe o contrário também o subordinado assediar o seu chefe.
Isso acontece quando muitas vezes o chefe, para atingir os objetivos da empresa, as metas que a empresa coloca sobre chefe, elas são tamanhas que ele começa a pedir condutas dos seus trabalhadores, que vão pouquinho além da linha que a empresa traça como a conduta normal. E sabedor de que o chefe saiu um pouquinho da linha, muitas vezes os trabalhadores, os subordinados eles acabam chantageando seu chefe para colocá-lo em situações, aí vem ao conceito, humilhantes e constrangedoras, de forma repetitiva e prolongada.
E por fim existe aquele assédio moral horizontal que ocorre entre os colegas de trabalho, que os colegas se unem para perseguir um outro colega de trabalho.
É muito importante que o colega perseguido, ele tem que falar com seu superior hierárquico que está acontecendo isso e a empresa tem que adotar medidas para que promova a saúde, a segurança do trabalhador, inclusive a segurança e psíquica do trabalhador. Então são esses três aspectos.
Dias e Paim Advogados