Transcrição do vídeo:
Evanir:
“- O que é considerado Home Office?”
Dr. Diego Paim:
“- Evanir, essa pergunta é muito boa para iniciarmos aqui o programa.
Muita gente confunde o Home Office com teletrabalho né, com trabalho à distância. Então, o Home Office, como o próprio nome já diz, home, casa, office escritório. Então é quando o trabalhador ele presta suas atividades de dentro de casa. Ele leva o escritório para dentro da sua casa e o teletrabalho, tele, vem do grego, longe, a distância né, é o trabalho à distância. Então nós temos que o teletrabalho é um gênero e o Home Office é uma das espécies do teletrabalho, que é a mais comum né, que é quando o trabalhador, repito, presta suas atividades de dentro da sua casa.”
Amanda:
“- E doutor essa modalidade veio mesmo para ficar?”
Dr. Diego Paim:
“Olha Amanda nós tivemos uma impressão na pandemia, de que o Home Office surgiu com a pandemia né. Mas na verdade, é uma modalidade que já existia muito antes. O que que a pandemia fez? A pandemia ela antecipou o avanço, aceleração desta modalidade de trabalho e tem dados muito interessantes. Trago aqui o dado do IBGE, em 2018, Amanda e Evanir, nós tínhamos no Brasil por volta de 3,8 milhões de trabalhadores na modalidade Home Office e o IBGE apurou em junho de 2020, ou seja, dois anos depois com a vinda da pandemia esse número mais que dobrou. O IBGE apurou que em junho 2020, 8.6 milhões de brasileiros trabalhavam na modalidade Home Office. E tem uma outra pesquisa que é da MIT Technology Review Brasil que foi feita em 2021,eles entrevistaram várias empresas Evanir e a cada 10 empresas, 8 disseram que pretendiam manter a modalidade Home Office no seu quadro empresarial e a maioria delas disse que o modelo quer iriam adotar seria o modelo híbrido. Pois bem, então o que é um modelo híbrido e o que que é considerado modelo híbrido de trabalho?
Evanir, o modelo híbrido é justamente um meio termo entre o trabalho presencial dentro da sede da empresa e o trabalho em Home Office. Então híbrido um exemplo clássico que nós temos né, inclusive eu fiquei sabendo que a Fortus adota este modelo híbrido, é quando o trabalhador trabalha alguns dias em Home Office, dentro da sua casa, e em outros dias da semana dentro da sede da empresa. Mas não há uma regra de quantidade. Pode ser um dia em casa, o resto da semana na empresa ou vice-versa.”
Dias e Paim Advogados